Pesquisar este blog

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Jardim Botânico de Coimbra

O Jardim Botânico é considerado o mais belo de Portugal, com diversas espécies de plantas, além de fontes e estátuas.







Principais Igrejas de Coimbra

(Sé Nova)

(Sé Velha)

Universidade de Coimbra

A Universidade de Coimbra, que foi fundada em 1290, é a mais antiga de Portugal e uma das mais antigas do mundo.

Hoje, em pleno funcionamento, abriga cerca de 20 mil estudantes vindos de todo o mundo. Além dos outros muitos estabelecimentos de ensino que dão à cidade antiga um ar sempre novo.
  

Os alunos também fazem Coimbra famosa pelas festas academicas. A Queima das Fitas, que ocorre em maio, é realizada desde o final do século XIX. Outra importante festa é a Latada, celebrada no início de cada ano letivo. A festa é tão antiga quanto a Queima das Fitas, é realizada com o intuito de dar as boas vindas aos novos estudantes e uma forma de anunciar que a cidade volta a dar pouso para eles e dura cerca de uma semana.

Coimbra



Coimbra é uma das cidades mais importantes e amtigas de Portugal, se localiza na região centro do país e foi fundada em 1111.


É banhada pelo rio Mondego e cheia de ruelas estreitas, com prédios antigos, arcos medievais e escadarias que ligam a parte baixa a alta. Além disso, por lá nasceram seis reis de Portugal, Santo Antônio e Santa Isabel.


Coimbra é sede de mais de 30 galerias de arte, inúmeros monumentos, construções antigas, praças e parques.

domingo, 24 de outubro de 2010

Porto

Porto é a maior e mais importante cidade do norte de Portugal. Costeada pelo rio Douro, foi fundada em 1123 e atrai mais de um milhão de turistas por ano. Pessoas de todo o mundo que vão em busca de cultura, paisagens atraentes, gastronomia típica e dos famosos vinhos.
Porto foi a capital européia da cultura no ano de 2001 e conta com mais de dez mil eventos anuais de música, teatro, exposições e festas. Entre os principais pontos turísticos da cidade está o Centro Histórico, com locais de comércio, praças e edifícios de arquitetura antiga.
Também se pode citar a Casa da Música, considerada a sala musical com melhor qualidade acústica do mundo, os inúmeros museus e o Estádio do Dragão, sede do Futebol Clube Porto.

Outra visita indispensável é pelas margens do rio Douro, que divide o município de Vila Nova de Gaia de Porto. Local com belas e antigas pontes de onde pode-se ver os barcos que traziam o vinho e a paisagem contrastante entre o rio e as construções antigas e coloridas a beira d’água.
Em nossa passagem também visitamos uma das muitas vinícolas e podemos provar o Vinho do Porto, conhecido mundialmente. O que torna a bebida única, além do clima do norte de Portugal, é a interrupção no processo de fermentação do vinho. Logo nos primeiros dias uma aguardente produzida da casca da uva, com teor de álcool elevado, é adicionada a bebida, daí vem o sabor adocicado – pela preservação do açúcar da uva - e forte. 

(Vinho do Porto)

(Casa da Música)

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Mosteiro de Alcobaça Uma história de amor

Próximo ao altar do mosteiro de Alcobaça estão frente a frente os túmulos de Dom Pedro I e Dona Inês de Castro que viveram no século XIV.
(Tumulo de D. Pedro)


(Tumulo de D. Inês)

A História de Amor
D. Pedro I, casou-se com D. Constança Manuel que trouxe consigo para o palácio a aia Inês de Castro, que pertencia a uma família poderosa. D. Pedro apaixonou-se pela empregada e após o falecimento de D. Constança eles assumiram publicamente o seu amor.
Porém o pai de D. Pedro I, D Afonso IV não gostou do enlace, pois o reino ficava ameaçado pelo poder da família de D. Inês e mandou matá-la, terminando assim com a história de amor.
Após o assassinato, D. Pedro confessou que havia se casado com D. Inês em segredo e a declarou rainha de Portugal, mesmo após a morte. Além disso, madou que construísse no Mosteiro de Alcobaça um túmulo majestoso para D. Inês e outro para si próprio. Os restos mortais do casal deveriam ficar frente a frente, para que suas almas pudessem se olhar nos olhos no dia do juízo final.
Os dois túmulos pertencem a uma das maiores esculturas tumulares da Idade Média, foram contruidos entre 1358 e 1367 e não têm um autor reconhecido. Ao redor das esculturas de D. Pedro e D. Inês, feitas em calcário da região de Coimbra, estão representados trechos da história de Portugal, cenas bíblicas e anjos.

Mosteiro de Alcobaça - Igreja

A igreja do Mosteiro tem 106 metros de comprimento. Apesar da imponência, são utilizados apenas elementos que se dirigem ao céu.
As paredes do templo são altas e com abóbodas, mas sem detalhes e imagens. A ilumnação vinda de fora é precária, dando um ar ainda mais misterioso e atrativo ao local.

Mosteiro de Alcobaça

O Prédio do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça Localiza-se na Cidade de Alcobaça, Pertence Que umo Distrito de Leiria.
O Mosteiro TEM 27 mil metros quadrados construidos Entre OS Séculos XII e XVII, considerado hum Sendo Primeira Construção plenamente gótica de Portugal.
Hoje,  e Patrimônio da Humanidade, Pela UNESCO, also e considerado UMA das Sete Maravilhas de Portugal.

Cidade de Porto

No dia 03 de outubro conhecemos uma pequena, mas encantadora, parte da Cidade de Porto. Abaixo disponibilizo fotos para que possam apreciar:
 
 (Ponte sobre o Rio Douro)

 (Vista para a Cidade de Porto)

(Barcos que antigamente fazim o transporte do Vinho do Porto)

 (Placas colocadas a beira do Rio com as diferentes marcas de Vinho do Porto)

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

ATENÇÃO

Devido a problemas com o servidor, este blog não será atualizado TEMPORARIAMENTE.
Obrigada!

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Leiria

Estamos morando na cidade portuguesa de Leiria, no distrito de mesmo nome. A cidade, como a maior parte de Portugal, é cheia de história, com construções antigas. Para se ter uma idéia, conhecemos um prédio, de uma antiga fábrica de papel, de 1411, ou seja, mais antigo que o Brasil.