Pesquisar este blog

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Castelo

No domingo a noite conhecemos o castelo de Leiria no ritmo de uma Festa Medieval. Seguem fotos para vocês:







segunda-feira, 27 de setembro de 2010

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Peniche

(Forte de Peniche)
É uma cidade com muitas praias para banho, todas lindas, além de rochedos que chamam a atenção por sua imponência na paisagem. A sua economia vem da pesca e da agricultura, além do turismo. As praias são boas pra a pratica de esportes como o surf, sendo a cidade sede do Circuito Mundial.
De Peniche pode-se avistar o arquipélago da Berlenga, reserva natural, com diversas espécies raras de aves, peixes e da flora.
(Ao fundo o arquipélago da Berlenga)

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

São Martinho do Porto

Cidade com quase três mil habitantes. O local tem uma baía com águas calmas e inúmeros barcos pesqueiros.


quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Nazaré

Nazaré é uma vila portuguesa que tem cerca de 10 mil habitantes. Deste lugar, nós conhecemos a praia, com águas cristalinas e areia grossa. O local, além da área de banho, tem um penhasco de onde é possível ver o mar do alto.
Em Nazaré, ainda pode-se ver mulheres vestidas com o tradicional traje das sete saias. Elas ficam na praia cuidando dos peixes que secam ao sol ou vendendo petiscos típicos, como os tremoços, um grão amarelo fervido e normalmente saboreado em bares acompanhando a cerveja.
(Traje típico da região. As mulheres usam sete saias.)

(Tremoços)

(Os peixes são salgados e secos ao sol.)

Chegada a Portugal

Chegamos em Portugal na última sexta-feira a noite. Ainda estamos sofrendo um pouco com o fuso horário. Coisas do tipo tomar café da manhã às três da tarde andam acontecendo. Mas já estamos acostumando.
Portugal é lindo de mais. Todos nos receberam muito bem, não temos realmente do que reclamar.

Portugal

A República Portuguesa situa-se no extremo sudoeste da Europa e se tornou independente no ano de 1143. O país é pequeno. Para se ter uma idéia, a área do Rio Grande do Sul é três vezes maior do que a de Portugal. A população é de pouco mais de dez milhões de habitantes. Mas a importância do país é grande.
Portugal é um dos integrantes da União Européia – uma união política e econômica de 27 nações – da qual faz parte desde 1986. Sua economia é baseada na prestação de serviços e na indústria.
A capital é Lisboa, sendo também cidades importantes Porto, Coimbra e Braga. O Oceano Atlântico costeia boa parte do país, que faz fronteira terrestre apenas com a Espanha. O principal rio é o Tejo.
O clima é temperado (como o do Rio Grande do Sul), com as quatro estações bem definidas. Estarei em Portugal durante o inverno, época com mais ocorrência de vento e chuva.
E para acompanhar o clima cinzento nada melhor do que uma boa gastronomia. Portugal é internacionalmente conhecido pelos pastéis de Belém e por seus pratos a base de bacalhau. Sem falar dos vinhos, os mais conhecidos são o do Porto e da Madeira.
Outro ponto forte é o turismo, que gera cerca de 11% do Produto Interno Bruto. O Algarve, no sul, é conhecido por suas belezas naturais, com praias, serras e rios. Já a capital Lisboa é famosa por sua história e seus monumentos. Outro ponto turístico é a Serra da Estrela, a montanha mais alta de Portugal Continental, com mais de 1900 metros de altura. Também podem ser citadas as cidades de Porto, Óbidos, Évora e Alentejo, entre muitas outras.
Para completar, o folclore português é muito rico. Entre as danças estão a do vira, do Ninho e do Bailinho. Os instrumentos típicos são a gaita de fole, acordeão, violino, tambores e guitarra portuguesa. O estilo de música mais conhecida é o fado, que tem como característica ser melancólico.
Espero ter feito uma boa introdução do país de onde será postada esta coluna a partir de agora.

sábado, 11 de setembro de 2010

Primeiros passos



     Fazer intercâmbio é um desejo desde o início da faculdade, em 2006, mas só em 2010 tomei coragem e me inscrevi, sem muita fé de passar na seleção. Só em maio, quando recebi a notícia de que seria uma das intercambistas a viajar para Portugal, é que fui me dar conta de quanta coisa precisava ser pensada antes de viajar. Foi um misto de muita felicidade e preocupação.... Trabalho, família, visto, passaporte, documentos e mais documentos, eu ainda brinco que antes de ser selecionada eu não tinha idéia que existia tantos documentos diferentes para provar que eu sou eu mesma.


     Neste semestre, mais quatro intercambistas irão para o Instituto Politécnico de Leiria junto comigo, cada um de um curso diferente. Tão logo que soubemos que fomos selecionados tratamos de nos encontrar, afinal fica mais fácil organizar tanta coisa juntos, sem contar nos planos, que já podíamos começar a fazer. Estaremos na Europa, um continente com países relativamente pequenos e muito próximos uns dos outros, isto significa, que viajar por lá é bem mais simples do que por aqui.

     Agora, em setembro e a poucos dias de viajar, as malas já estão prontas. As despedidas já começaram e o aperto no coração também. Tenho muita coisa nova pela frente, mas muitas coisas que vão ficar para trás. Esses últimos meses foram bem intensos, era preciso aproveitar tudo ao máximo, pois daqui a alguns dias estarei em outro continente, em outra realidade. As diferenças culturais sempre me fascinaram e tenho certeza que aprenderei muito em Portugal.

     O friozinho na barriga já começou e nada melhor do que poder dividir essas descobertas com alguém. Os escolhidos foram vocês, leitores, que, a partir da semana que vem, conhecerão junto comigo o Velho Continente.

     Por ora, obrigada pela companhia!