Pesquisar este blog

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Portugal

A República Portuguesa situa-se no extremo sudoeste da Europa e se tornou independente no ano de 1143. O país é pequeno. Para se ter uma idéia, a área do Rio Grande do Sul é três vezes maior do que a de Portugal. A população é de pouco mais de dez milhões de habitantes. Mas a importância do país é grande.
Portugal é um dos integrantes da União Européia – uma união política e econômica de 27 nações – da qual faz parte desde 1986. Sua economia é baseada na prestação de serviços e na indústria.
A capital é Lisboa, sendo também cidades importantes Porto, Coimbra e Braga. O Oceano Atlântico costeia boa parte do país, que faz fronteira terrestre apenas com a Espanha. O principal rio é o Tejo.
O clima é temperado (como o do Rio Grande do Sul), com as quatro estações bem definidas. Estarei em Portugal durante o inverno, época com mais ocorrência de vento e chuva.
E para acompanhar o clima cinzento nada melhor do que uma boa gastronomia. Portugal é internacionalmente conhecido pelos pastéis de Belém e por seus pratos a base de bacalhau. Sem falar dos vinhos, os mais conhecidos são o do Porto e da Madeira.
Outro ponto forte é o turismo, que gera cerca de 11% do Produto Interno Bruto. O Algarve, no sul, é conhecido por suas belezas naturais, com praias, serras e rios. Já a capital Lisboa é famosa por sua história e seus monumentos. Outro ponto turístico é a Serra da Estrela, a montanha mais alta de Portugal Continental, com mais de 1900 metros de altura. Também podem ser citadas as cidades de Porto, Óbidos, Évora e Alentejo, entre muitas outras.
Para completar, o folclore português é muito rico. Entre as danças estão a do vira, do Ninho e do Bailinho. Os instrumentos típicos são a gaita de fole, acordeão, violino, tambores e guitarra portuguesa. O estilo de música mais conhecida é o fado, que tem como característica ser melancólico.
Espero ter feito uma boa introdução do país de onde será postada esta coluna a partir de agora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário